Artigos

TELMA COMPLETA 30 ANOS DE VIDA PÚBLICA

Publicado em 01/02/2013, por Telma de Souza.

Hoje é um dia muito especial. Há exatos 30 anos, iniciei meu primeiro mandato, sendo vereadora em Santos, sempre pelo Partido dos Trabalhadores (PT), da qual sou fundadora. De lá para cá, muitas lutas, com vitórias significativas, todas as vezes ao lado dos trabalhadores, respeitando o voto de confiança dado por cada um de vocês.

Daquele momento em diante, tive a honra de defender o meu povo em diversos cargos, todos através de eleições.  O apoio irrestrito da população permitiu que eu fosse deputada federal por quatro mandatos, vereadora novamente em 2010, sendo a candidata mais votada do Brasil, proporcionalmente, e deputada estadual pela segunda vez.

Contudo, o ápice da minha carreira política foi assumir a Prefeitura de Santos, promovendo um governo histórico, que alcançou 97% de aprovação popular. Méritos de toda uma equipe.

Da Administração Democrática Popular surgiram políticas públicas que são referência até hoje, inclusive no mundo. As conquistas daquele período estão presentes no dia a dia de cada santista: a criação das policlínicas, a transformação de Santos – então capital brasileira da Aids – em referência mundial no tratamento dos pacientes e a remodelação da Saúde Mental.

Também tiveram especial destaque o plano de carreira dos professores da rede pública, o transporte público barato e com isenções no último domingo do mês, a urbanização da Zona Noroeste, a retomada da balneabilidade das praias, a criação de dezenas de espaços culturais e esportivos. Enfim, marcas que são lembradas a todo instante e permanecem até hoje, em todos os cantos da Cidade.

Fiz sucessor para continuar o trabalho na Prefeitura, o meu então secretário de Saúde, doutor David Capistrano, que ainda não teve o reconhecimento na cidade que dedicou sua vida.

Na vida parlamentar, a defesa intransigente do trabalhador e da minha região, a Baixada Santista. Conseguimos dar as diretrizes para a criação da Lei de Modernização dos Portos, trazer o Escritório de Negócios da Petrobras para Santos, elaborar a Lei do Orçamento Parlamentar Participativo, e, mais recentemente, a criação da Procuradoria Especial da Mulher. São ações que muito me orgulham.

Neste período, pude presenciar, no Governo Federal, a implantação das políticas traçadas pelo PT de Santos, a grande maioria com a minha participação. Vi Lula e Dilma serem os presidentes que mais contribuíram para a construção de um Brasil mais justo e democrático. Os avanços sociais não param e, com certeza, a vida das pessoas vai melhorar continuamente.

Não consigo esconder a felicidade por, a cada dia, fazer amigos e poder retribuir o apoio de sempre com muito trabalho. Não desistirei dos meus ideais. 

À luta, sempre! Obrigada a todos!

Fonte: Telma de Souza